segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Chitãozinho & Xororó e o Boicote

Olá amigos...
Hoje vou contar um trecho de uma história que me deixou muito emocionado quando li...


Flávio Cavalcante apresentava um programa no SBT em 1983 e estava com o LP de Chitãozinho & Xororó Somos Apaixonados nas mãos, e sem qualquer explicação partiu o disco ao meio dizendo: "Como uma porcaria poderia vender 1 milhão e meio de cópias?"

Geraldo Meirelles radialista da época entrou em contato com o SBT e pediu direito de resposta. CH&X foram receber o Disco de Platina justamente no programa de Flávio, e por contrato o apresentador não poderia falar mal do disco da dupla.

Astuto e polêmico, Cavalcante forçou a barra e fez com que o jurado José Fernandes, o mesmo que elogiou os meninos anos atrás no programa Silvio Santos, os criticasse ríspidamente. Os irmãos, sem entender a delicada situação, sendo chacoteados em rede nacional defendiam-se das acusações quando o microfone deles foi cortado.

Mas nada adiantou o boicote de Flávio Cavalcante. A Dupla quebrou todas as barreiras do preconceito e abriu as portas para outros artistas de talento.

Foram a primeira dupla a tocar no Pallace, Olympia e Teatro Guaíra. Foram os primeiros a ter um show gravado em Laser Disc, os primeiros a gravar em uma gravadora Multinacional que em seu casting só havia MPB.

Depois do Rei Roberto Carlos, só eles apareceram na Revista Billboard, a Bíblia da Música.

Essas e outras histórias estão no livro "Nascemos para Cantar" de Ana Lucia Neiva que você pode encontrar em livrarias ou com a galera do fã clube oficial.

Depois dessa eu fiquei ainda mais fã da dupla...