terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Queima do Alho

Imagine um lugar onde você pode levar a sua familia inteira para passar o dia, desde o vovô até as crianças. Nesse local você vai ouvir moda de viola, muita musica sertaneja, vai ver artistas andando no meio do povo. Vai encontrar seus amigos e comer a melhor comida do mundo. Tudo num clima de muita paz e descontração.

Se você não consegue imaginar um lugar assim é por que ainda não foi a uma Queima do Alho.

O nome Queima do Alho é dado a tradição da culinária típica das comitivas dos peões de boiadeiro que viajavam "mundão afora" levando o gado. Consta que as viagens duravam de três a seis meses, daí a preocupação de levar no lombo de animais, alimentos não perecíveis.

O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Há um concurso culinário em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo. O campeão representará a comitiva na queima do alho oficial de Barretos no ano seguinte.

Neste segundo domingo de fevereiro a Queima do Alho aconteceu na Estância Turistica de São Roque/SP, com um público recorde de 2 mil pessoas a festa marcou o lançamento da 2º Festa do Peão de São Roque que ocorre de 5 a 8 de março e faz parte do Circuito Barretos de Rodeio.

A festa teve apresentações de viola caipira e dança além do show com as irmãs Lucylla & Lucyana. O Território Sertanejo esteve presente e clicando na imagem ao lado você pode conferir algumas fotos do evento.

Voce conhece Rodrigo Sater?

Olá amigos...
A nova novela das seis da Globo, "Paraíso", colocará em evidência um violeiro dos bons que confesso ter conhecido somente agora.

Rodrigo Sater. Isso mesmo, você não leu o sobrenome errado. Rodrigo é irmão do violeiro Almir Sater. Na trama, ele fará dupla com o personagem do cantor Daniel, que interpretará Zé Camilo.

Em breve vamos falar um pouco mais sobre o violeiro. Por enquanto, olha só que parceria luxuosa entre os irmãos Sater!