quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Território Pergunta - Dino Franco

Dino Franco é tido como um dos pilares da música sertaneja, ainda é considerado um dos maiores compositores da história . Clássicos como Amargurado, Cheiro de Relva, Travessia do Araguaia, Pombinha Mensageira entre outras fazem parte de suas inúmeras criações. Artistas consagrados como Chitãozinho & Xororó, Daniel, Tonico & Tinoco já fizeram sucesso com suas músicas .

Após completar 50 anos de carreira Dino Franco corre o Brasil gravando seu novo projeto, o DVD Dino Franco-50 Anos de história. No mês passado ele falou com exclusividade ao Território Sertanejo.

Território Sertanejo: Como você vê a música sertaneja hoje ?

Dino Franco: Hoje as músicas são muito mais para dançar e a música sertaneja foi feita para se ouvir. Se bem que algumas duplas estão gravando corrido, arrastapé, xote, forró, vanerão, para alcançar um público dançante em outras regiões e porque tem aumentado a aceitação das pessoas para o sertanejo.

Território Sertanejo: Ultimamente tem surgido muitas duplas novas, os temas condizem com a música sertaneja?

Dino Franco: O que se nota nas duplas do momento, que eu chamo de duplas bregas, o tema é só amor, amor, amor... Você ouve uma canção de um CD e não precisa ouvir mais porque são todas iguais. Antigamente você não repetia tema. No tempo do vinil você ouvia 12 músicas e cada uma tinha um tema diferente; era valsa, toada, rancheira, cateretê...Hoje é um balanço só, um ritmo só.

Território Sertanejo: E você acha que a música raiz esta perdendo espaço?

Dino Franco: Não dá pra dizer que está se perdendo espaço. Se você paga o povo que tem o veículo de mídia na mão, nesse caso a televisão, o rádio, grandes jornais e revistas – a imprensa de um modo geral, você difunde qualquer matéria. Se você não tem dinheiro para pagar a sua matéria fica esquecida e sua difusão, deixa de ser feita. Ou seja, se não tiver jabá não tem sucesso.
Mesmo assim alguns artistas tem preservado a música raiz e ainda incluem algumas em seus repertórios.

Território News - Plantão

Música de Victor e Leo chega a rádios americanas

Miami, 25 fev (EFE).- A nova empreitada da dupla sertaneja brasileira Victor e Leo, que acabou de lançar um álbum gravado em espanhol, já começa a dar resultados e os mineiros já conseguiram ter uma música executada nas rádios americanas e de Porto Rico.

O sucesso no Brasil impressionou a matriz da gravadora Sony, que convidou a dupla a cantar em espanhol, leia mais...