sábado, 28 de março de 2009

Acredite Se Quiser - Botucatu e o Saci

Olá Amigos...

O Acredite Se Quiser vai falar hoje sobre uma cidade muito peculiar...Botucatu.

Botucatu fica a 253 km de São Paulo e é um importante berço da música sertaneja. Cidade que viu nascer a música caipira e suas histórias. Gente importante é natural de lá: Tonico & Tinoco, Raul Torres, Cornélio Pires, Zé da Estrada, Carreirinho entre outros.

É de lá que veio a mais bela canção caipira de todos os tempos segundo o Jornal Folha de SP. Tristeza do Jeca foi composta por um cidadão Botucatuense.

Mas a cidade tem mais particularidades do que ser o berço da música sertaneja. A região é, por muitos, considerada mística dada a significativa quantidade de mistérios e lendas que a envolvem.

Além de rota de passagem para os Incas entre o litoral atlântico e terras Peruanas, ali teria sido também lugar de rituais desses e outros povos. No local existe um conjunto de elevações rochosas conhecida como Três Pedras, que vistas de longe parecem um gigante deitado.

Ainda dentro das lendas, cabe destacar o Saci. Este clássico personagem Brasileiro encontrou em Botucatu o seu lar. Imortalizado pelos moradores - que fazem questão de dizer aos visitantes que já viram um Saci, o sujeito ganhou até mesmo uma Associação Nacional de Criadores de Saci e um Observatório de Sacis. A partir daí, a cidade passou a ser também conhecida como a Capital Nacional do Saci.

As histórias sobre aparicões podem ser conferidas nos links acima, histórias de tirar o chapéu, ou melhor, o gorro vermelho.
Como nativo dessa cidade, quando criança eu ouvia dos meus avós muitas histórias relacionadas ao tal sujeito e morria de medo. Ainda hoje causos são passados de pais para filhos e povoam a mente do homem sertanejo daquela região.

Não há registros até agora de alguma personalidade da música sertaneja que tenha visto um Saci, mas estamos aqui ansiosos para registrar esse momento quando ele acontecer.

No mais...Acredite Se Quiser...