segunda-feira, 27 de abril de 2009

Território Especial - Rodeio de Estilos

Desde de que me conheço por gente eu aprendi que as festas de rodeio estão associadas a música sertaneja. Elas andam juntas é impossivel separá-las. As festas de peão são a verdadeira expressão de um povo. Toda a sua história está ali, suas origens e seus costumes. Em alguns lugares do Brasil é o evento mais aguardado do calendário local.

Mas de uns tempos pra cá, o rodeio brasileiro vem sofrendo mudanças. E é justamente sobre essas mudanças que vamos falar. Ritmos como Calypso, Axé e Pagode (entre outros) em festas de rodeio desvalorizam a música sertaneja?

Já faz algum tempo que as maiores festas de peão do país não priorizam artistas sertanejos em sua grade. É muito comum olhar a programação de Barretos, Jaguariúna, Extrema, Colorado etc, e se deparar com Ivete Sangalo, Banda Calypso, Exaltasamba e outras figurinhas carimbadas.

Veja bem, você já foi ao carnaval de Salvador e encontrou uma dupla sertaneja comandando um trio elétrico? Claro que não. Excepcionalmente esse ano houveram participações especiais, mas nada que tire o lugar que é de direito de Chiclete com Banana ou de Claudia Leite.
Você já foi ao Rio para ver o desfile das Escolas de Samba e encontrou uma arena montada com montarias ou um show de música sertaneja?
Alguém aí já esteve em Parintins e encontrou shows sertanejos no lugar do tradicional Boi-Bumbá?

Então por que nas festas de peão tem que haver shows de outros ritmos? Somente para priorizar o lado comercial da coisa? Será que foi só nisso que se transformou uma festa tão tradicional quanto o rodeio?
Me lembro de um caso desses na grande São Paulo, mais precisamente na Festa do Peão de Carapicuíba. Dois palcos, um só para pagode e outro (para não ficar feio) sertanejo. A preferência dos organizadores era de longe o pagode.

Mas o quando isso causa impacto na nossa cultura? Rodeios com tendas que ao invés do tradicional bailão tocam o créu, sons de todos os tipos, menos sertanejo?

Fizemos no mês de fevereiro uma enquete, vejam o resultado:

Segundo a nossa enquete, a grande maioria, 66% acha que a música sertaneja está perdendo sua identidade com essa miscelânia de estilos.
Para 39%, a festa não perde sua identidade com a fusão, afinal, o boi, o peão e o touro estarão lá para defender a tradição.
E para 17% não faz diferença, o rodeio é uma festa como outra qualquer.

Quando eu penso que naquele palco deveriam estar Eduardo Costa, César Menotti, Chitão ou qualquer outro cantor sertanejo, e olho para ele e vejo Calypso, sinto que aos poucos vai perdendo a música sertaneja como um todo. Perde o artista que não trabalha, perde a música que não é divulgada, perde o público que deixa de ter contato com o artista.

Se continuar assim, será que as novas gerações vão saber que as festas de peão são um movimento cultural sertanejo?
Ou pensando mais drasticamete, talvez um dia não haja mais concurso da rainha do rodeio e sim concurso de mulher fruta. Há ainda o risco de um dia desses chegar num rodeio e no meio da arena haver uma Rave ao invés das tradicionais montarias.


Você não concorda? Dê sua opinião!