terça-feira, 30 de junho de 2009

Território Gaúcho - Apresentação

Olá Amigos...

Hoje vamos estrear um novo tópico no Território, um tópico dedicado somente á música gaúcha.

Você pode até achar estranha a relação, mas a verdade é que a música do Rio Grande do Sul sempre andou de mãos dadas com o sertanejo. Entre as vertentes da música gaúcha estão ritmos como a Polca, a Milonga, a Vaneira e a Rancheira entre outros. A origem dos ritmos tem influência de música latina assim como o sertanejo.

De todas essas misturas de sons, a vanera e a rancheira são os mais conhecidos fora dos pampas gaúchos. A música do Rio Grande ficou durante muito tempo fechada nas fronteiras do estado até o aparecimento de um ícone gauchesco: "Teixeirinha". Sua música rompeu as barreiras tradicionalistas e chegou aos estados do sudeste e consequentemente á TV, mostrando o Rio Grande para o Brasil e o mundo.

Anos depois, mesmo com todo o tradicionalismo gaudério, um novo estilo atraiu a atenção dos jovens, a "Tchê Music". Com misturas de sons, grupos como Tchê Barbaridade, Tchê Garotos e Garotos de Ouro inovaram e tiraram a música gaúcha de seu sono profundo mesmo contra a vontade de grupos nativistas.

Os grupos da Tchê Music foram censurados e proibidos de tocar nos CTG's (Centro de Tradições Gaúchas) sendo proibidos inclusive de usar a Pilcha (bota, bombacha e guaiaca). Tudo sob a acusação de desvalorizar a tradição daquele estado.

Essas e outras questões vamos abordar nas próximas postagens do Território Gaúcho...


Até lá...