sexta-feira, 10 de julho de 2009

Acredite Se Quiser - O Menino da Tábua

Olá Amigos...

O Acredite Se Quiser de hoje vai contar uma história conhecida pelo povo paulista, a lenda do Menino da Tábua. Quem nos traz os detalhes é o Teólogo e Educador Celso Prado.

Antonio Marcelino, o “Menino da Tábua” nasceu em Maracaí, interior de São Paulo, prematuro (7 meses), porém aparentemente normal. Desde logo os pais perceberam que a cabeça do menino desenvolvia normalmente, mas o corpo não crescia na mesma proporção, por certo portador de alguma deficiência física pouco esclarecida.

Um fato bastante observável e comentado, desde bebê o menino se agitava muito se posto numa cama, rede ou qualquer outro lugar, num choro sofrido e continuado, só a se aquietar sobre uma tábua de lavar roupa, que parecia melhor se adaptar ao seu corpo disforme. Alimentava-se apenas de leite e água.

A tradição também diz que Antonio Marcelino jamais viu a luz do sol, porque não saía de um quarto escuro. Reza a lenda que ele jamais usou roupa, mesmo em tempos de rigoroso inverno e recusava até coberta sobre o corpo. Se o colocasse vestido à força, misteriosamente desfazia-se das roupas que sumiam sem ninguém perceber.

Durante a vida Antonio Marcelino realizou várias curas, um caso dos mais conhecidos, dizem, na pessoa de uma enfermeira da cidade de Assis, curada de câncer após pedido ao menino milagreiro. Até sua morte aos 45 anos de idade Toninho viveu sobre a tábua, na qual foi conduzido e sepultado.

A dupla Pardinho & Pardal retratou a história em forma de canção, o que acabou ajudando a popularizar a lenda até mesmo fora do Brasil. A música "O Menino da Tábua" tornou-se um hino. Pouco tempo depois, no disco "Quatro Azes" de 1981 Tião Carreiro & Paraíso e Pardinho & Pardal gravaram juntos uma continuação para o sucesso com o nome de "Os Milagres do Menino da Tábua".

Em 1982 Tião Carreiro & Pardinho decidiram refazer a dupla separada a alguns anos e gravaram um novo LP para comemorar.

É, a música sertaneja sempre compondo a trilha sonora da vida do povo brasileiro.

Acredite Se Quiser...