sexta-feira, 31 de julho de 2009

Território Gaúcho - O que é MOB?

Num passado recente da história do Brasil quando as terras do Rio Grande já estavam tomadas por grileiros e grandes fazendeiros a população gaúcha migrou para o Centro Oeste. A forte influência e o tradicionalismo dos novos habitantes transformou o Mato Grosso do Sul num pedaço dos pampas gaúchos. Os costumes, as vestimentas e as músicas foram fundamentais para a formação da identidade do homem pantaneiro.

E é de lá que vem um dos grupos mais famosos de música gaúcha da atualidade, o Tradição. Uma ironia, um grupo pantaneiro que faz sucesso com mistura de sons, com base numa Vanera mais pop. Na formação da banda, quase todos os integrantes são do Mato Grosso do Sul com excessão do ex-vocalista Michel Teló, que é Paranaense.

O Tradição tem uma história curiosa, antes de ser alçado ao sucesso nacional com a música "O Barquinho" o grupo se apresentava sem intervalos em seus shows, com o objetivo de chamar a atenção para o seu estilo. O som contagiante e a mistura dos ritmos rendeu ao Tradição músicas em novelas, turnês internacionais e a participação nos DVD's de grandes artistas sertanejos.


Já com o Tchê Garotos a história é diferente, legítimos gaudérios os rapazes sofreram a repressão dos mais tradicionalistas mas não deixaram de levar a sua mistura de Vanera e Axé para os quatro cantos do Brasil. São quase 700 mil discos vendidos nos 13 anos de carreira. É o maior expoente da música gaúcha na atualidade. Já eram campeões de venda mas foram projetados nacionalmente durante uma apresentação no programa Central da Periferia, apresentado por Regina Casé em 2006.

A união de sons que tem feito de Tradição e Tchê Garotos o sucesso que são tem sido chamado na internet de MOB, uma abreviação de Música Original Brasileira. As batidas quase sempre juntando dois estilos tem se proliferado como um vírus e estão em todos os CD´s, de todos os artistas. Do sertanejo aforrozado de João Bosco & Vinícius ao Country/Rock Assertanejado de Edson & Hudson.

Será o futuro? MOB é a tendência da música brasileira, inclusive a gaúcha? Só o tempo vai poder dizer. O que podemos garantir é que muita gente já percebeu que esse é um bom caminho a ser trilhado.