terça-feira, 11 de agosto de 2009

Acredite Se Quiser - Bing Crosby grava dupla Caipira.

Olá Amigos...

O Acredite Se Quiser de hoje traz um capítulo da história que muita gente não conhece, e pode até duvidar que seja verdade. A história de Jararaca & Ratinho.

Muito além do nome estranho que era o cartão de visitas, a dupla Jararaca & Ratinho ganhou destaque nacional na década de 30 quando se uniu á turma de Cornélio Pires numa turnê pelo Sudeste do Brasil.

Entre separações e voltas, apresentações e gravação de discos, em 1937 Jararaca compôs a canção "Mamãe eu Quero" que acabou se tornando marchinha de carnaval. Foi um sucesso estrondoso, o americano Bing Crosby, antecessor de Frank Sinatra fez sua própria versão (I Want My Mama) do clássico. Em 1940 Carmen Miranda também cantou a música em um de seus filmes.

Mas a dupla não se limitava a apenas cantar e compôr. Entre as inúmeras atividades estavam as de escritores, comediantes, atores, apresentadores além de grandes instrumentistas. Jararaca & Ratinho viveram a época áurea do rádio e início da TV, foram famosos e ganharam muito dinheiro.

A partir da década de 60 a dupla acabou perdendo espaço e foi esquecida. Morreram pobres, em 1972 Ratinho faleceu de diabetes, Jararaca nunca mais foi o mesmo, ainda assim participou de alguns programas de humor na TV.

Em 11/10/77 o Jornal Daily News publicou o obtuário noticiando a morte de Jararaca, citando-o como grande compositor gravado por Bing Crosby e Carmen Miranda. No Brasil quase não houve repercussão e a notícia passou quase que despercebida.

A história completa da vida da dupla virou livro, "Jararaca & Ratinho-A Famosa Dupla Caipira" , mais detalhes você encontra Aqui.

Jararaca & Ratinho, uma dupla caipira de sucesso no "estrangeiro".

Acredite Se Quiser...