quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Jorge & Mateus - O Presente da Música Sertaneja

Quando Jorge & Mateus entraram no palco no último sábado (15), foi um frissom geral, e não nescessariamente pela beleza dos cantores, mas pela popularidade que alcançou em tão pouco tempo a dupla. Alvoroço assim eu só tinha visto no dia anterior, quando se apresentaram Victor & Leo.

Nesse caso não era diferente, a 14ª Festa do Peão de Carapicuíba na grande São Paulo veio para ocupar um espaço deixado pelo rodeio da cidade vizinha, Osasco. Festa bem organizada e com público composto de gente extremamente humilde. Da minha parte, confesso que cheguei um pouco desacreditado para esse show, achei que ia encontrar um repertório só de músicas antigas, mas fui surprendido com as canções do novo trabalho.

Ao abrir o show com "Pirraça" Jorge & Mateus levaram a platéia á loucura com a música carro chefe do recém-lançado CD "O Mundo é Tão Pequeno". Os goianos aprenderam sem dúvida a fórmula do sucesso, bom repertório aliado a uma sonoridade agradável, se a qualidade vocal de Jorge não agrada a todos, a animação com que conduzem o show faz de Jorge & Mateus a dupla de maior longevidade dessa nova geração.

O detalhe mais intrigante de toda a apresentação foi ver as pessoas cantando todas as músicas do começo ao fim, novas e antigas. Fato quase inédito para um trabalho lançado a apenas dois meses. "Voa Beija-Flor", "Mistérios", "Espelhos" e todas as outras canções apresentadas eram degustadas com prazer pelo público, que atento não perdia um momento sequer da festa. "De Tanto Te Querer" ainda embala os corações apaixonados e "Fogueira" ainda é uma das mais pedidas, mas "200 Por Hora" deve ser o hit desse fim de ano.

Hoje Jorge & Mateus podem se orgulhar de ser a dupla mais querida desse novo sertanejo. Quando um artista consegue colocar na boca do povo pelo menos três canções é sinal de que já virou sucesso, tarefa que não é facil, mas que os rapazes tiraram de letra. Meu termômetro tem sido os botecos da cidade, quando um artista chega a tocar nesses locais significa que não há mais limites para o sucesso total, e já a algum tempo os dono desses distintos estabelecimentos não tiram o CD "O Mundo é Tão Pequeno" do aparelho.

Sobre o show, outro ponto alto são as apresentações solo de Mateus que canta a versão de Léo Verão e Daniel Freitas "I'm Yours/Chora Me Liga" além de alguns axés já manjados do grande público, com uma diferença: Bem menos que nos shows do ano passado. Sobre a produção não é o que podemos chamar de espetáculo, painéis de Led com imagens projetadas dão o toque de tecnologia no evento, nada de mais. Pareçe que o objetivo é chamar a atenção para as músicas, se for isso, estão mais do que no caminho certo para se tornar o presente e futuro da música sertaneja.

Território Presente - A Volta

Olá Amigos...

No último final de semana acompanhei os shows das quatro principais duplas sertanejas da nova geração. Cada uma á sua maneira, cada uma com seu estilo próprio e nos próximos dias vou tentar contar as impressões que tive sobre cada apresentação. Talvez consiga descrever o motivo de tanto sucesso.

Hoje começo falando sobre Jorge & Mateus, na sequência Victor & Leo, depois Fernando & Sorocaba e por fim João Bosco & Vinicius, então sem mais demora, mãos á obra.